quinta-feira, abril 26, 2012

Mar de lama...



Primeiro dia da CPI do Cachoeira promete muita lama. Saiba o que rolou em Brasília.
 
- O único parlamentar gaúcho que integra a CPMI do Cachoeira, instalada oficialmente nesta quarta no Congresso, é o deputado Onyx Lorenzoni. Os demais deputados e senadores do RS foram vetados pelos seus Partidos. Onyx conseguiu incluir o advogado Adão Paiani na assessoria técnica do DEM, que acompanhará todos os trabalhos da CPMI.

. A CPMI começará por examinar as Operações Monte Carlo e Las Vegas. O PT, estimulado por Lula, quer exercer seu domínio sobre os trabalhos, levando-os a incriminar líderes da oposição, a revista Veja e membros do Judiciário.

. O maior interesse do PT e de Lula é melar o julgamento do Mensalão. Nesta primeira sessão de quarta de manhã, circularam notícias de que ligações de Cachoeira com a cúpula do Judiciário poderiam envolver nove ministros do STJ e quatro do STF.

. Acontece que por mais que vá tentar, PT e Lula não controlarão todos os passos da CPMI, mas sobretudo não controlarão o noticiário da imprensa, que buscará sangue – doa a quem doer. Carlinhos 
Cachoeira, por exemplo, teria gravações telefônicas e um vídeo em que ele aparece doando R$ 1,5 milhão a uma alta figura ligada à campanha da Dilma.

Nesta quarta, outro complicador acabou gerando desgastes terríveis para Lula e para o PT, porque o Procurador Geral da República pediu licença ao STF para investigar o governador petista Agnelo Queiroz, mas não fez o mesmo em relação ao governador tucano Marconi Perilo. O PT e Lula não gostaram.

. Por isso, o PT estaria pagando os honorários de Márcio Tomaz Bastos (R$ 16 milhões).

- O grande protagonista da CPMI promete ser a Delta Construções, que nesta quarta confirmou ter afastado seus principais gestores, casualmente seus controladores, que querem poupar o grupo.
 A
Delta é uma das empresas que tem José Dirceu como consultor e responde por 40% das obras do PAC.

Fonte: jornalista Políbio Braga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário