Funcionalismo federal: diferença salarial chega a 580%
. Discrepância na folha de pagamento federal é reflexo do que já se verifica na
iniciativa privada
Paulo
Celso Pereira
O GLOBO 1/07/12
Romariz: Legislativo faz seus alunos abandonarem curso antes da graduação O
Globo / André Coelho
BRASÍLIA - A divulgação dos salários de todos
os servidores públicos do Executivo federal, que começou nesta semana por força
da Lei de Acesso à Informação, revelou o tamanho da discrepância entre as
remunerações de diferentes áreas. Embora em toda campanha eleitoral candidatos
apregoem nos palanques que ensino e saúde são prioridades do país, isso não se
reflete na estrutura salarial do funcionalismo federal. Entre as carreiras de
nível superior, ninguém recebe tão pouco quanto professores e médicos. As
diferenças chegam a 580% quando se compara o salário inicial de um professor
auxiliar universitário ou de escolas técnicas em início de carreira, com 40
horas semanais, com o de um advogado da União com mesma carga horária: o
primeiro começa com R$ 2,2 mil; o segundo, com R$ 14.970. Essa discrepância na
folha de pagamento federal é um reflexo do que já se verifica na iniciativa
privada.
Esse mesmo advogado chega ao setor público ganhando 368% a mais
que um médico federal de início de carreira, que tem salário de R$ 3,2 mil. O
GLOBO fez levantamento dos salários de todas as carreiras de nível superior do
serviço público federal — do Executivo, do Legislativo e do Judiciário. Na elite
do Executivo estão carreiras como delegado da Polícia Federal, perito criminal,
advogado da União, procurador federal, auditor fiscal da Receita e diplomata.
Todos têm salários iniciais a partir de R$ 13 mil e no fim da carreira os
vencimentos passam dos R$ 18 mil, isso sem contar gratificações.
O
levantamento dessas discrepâncias salariais dentro da área pública dá
continuidade à reportagem
deste domingo do GLOBO que mostrou que funcionários do setor público ganham,
em média e por hora trabalhada, mais que os do setor privado formal em 87,8% das
ocupações. Levantamento feito pelo jornal, a partir do Censo 2010, sinaliza que
, em 338 empregos em que foi possível comparar as duas áreas, em 297 o serviço
público pagava melhor.
Um professor de universidades ou de escolas
federais, como Cefet e Pedro II (Rio), que trabalhe 40 horas por semana, recebe
salário inicial de R$ 2.215,54 e no fim da carreira, com cursos de doutorado,
pode chegar a R$ 5.918,95. Caso tenha dedicação exclusiva à universidade ou à
escola federal, seus vencimentos começam em R$ 2.872,85 e podem chegar ao fim da
carreira, após doutorado, a R$ 12.225,25.
Situação semelhante é vivida
pelo médico federal. De acordo com o Boletim Estatístico de Pessoal do
Ministério do Planejamento, o médico que trabalhe 40 horas semanais ingressa na
carreira recebendo R$ 3.225,42 e chega no fim da carreira com R$ 5.650, fora as
gratificações.
Em termos salariais, ‘o Senado é o céu’
Bem próximo
deles na rabeira dos salários do funcionalismo está outra carreira vista como
decisiva para o futuro do país, a de pesquisador. Os tecnologistas e analistas
em gestão de pesquisa em Ciência e Tecnologia recebem salários iniciais de R$
4.549,63 e no fim da carreira, com doutorado completo, podem chegar a R$
14.175,82.
Se a diferença dentro do Executivo já impressiona, quando se
comparam esses salários com os dos outros poderes, ela se torna aterradora.
Salários de nível superior na Câmara começam em R$ 11.914,88 e chegam a R$
17,352,53 para especialistas em técnica legislativa, analistas de informática,
consultores, jornalistas e taquígrafos.
Mas, como já dizia Darcy Ribeiro,
o Senado é o céu. Lá, os concursados de nível médio, como policiais
legislativos, ingressam no serviço público recebendo R$ 13.833,64. Já os
salários de nível superior, voltados a analistas legislativos, gestores, médicos
e jornalistas, começam em R$ 18.440,64 e chegam a R$ 20.900,13 no fim da
carreira.
O topo da burocracia nacional, no entanto, são os advogados e
consultores do Senado. O salário inicial dessas carreiras é de R$ 23.826,57 e
chega a R$ 25.003,21. Esses vencimentos batem os da elite do Poder Judiciário,
onde os juízes concursados ingressam com vencimentos de R$ 21.766,15 e, quando
chegam a juiz de tribunal regional, alcançam R$ 24.117,62. Sempre sem considerar
as gratificações, horas extras e outras comissões por títulos e/ou
funções.
Para a economista Margarida Gutierrez, da Coppead/UFRJ, há um
exagero nos valores pagos a boa parte do funcionalismo do país.
— Os
salários do setor público federal não são condizentes com a situação do país.
São maiores que os pagos nos Estados Unidos e na Europa. Somos um país pobre —
explicou a professora.
Ela vê na disparidade salarial uma demonstração
das prioridades governamentais, ressaltando que, nos últimos quatro anos, o
governo reajustou quase todas as carreiras, mas os professores ficaram
fora:
— O professor está totalmente defasado, apesar de o serviço federal
no país ser exorbitantemente bem pago. Isso mostra que o governo não tem o menor
interesse em promover educação.
O Ministério da Educação reconhece que o
salário dos professores universitários é mesmo baixo, como também o dos da
educação básica. Assessores envolvidos na discussão ressaltam que o governo
cumpriu acordo com os sindicatos dos professores, feito ano passado, de dar
aumento de 4% em março último, mais a incorporação das gratificações. E que há
um compromisso de até o mês que vem encaminhar o plano de carreira dos
professores.
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