segunda-feira, junho 17, 2013

A PROPÓSITO DE TERRAS INDÍGENAS

Temos acompanhado a polêmica sobre devolução de terras indígenas.  É discussão bizantina.  Por direito, o Brasil inteiro deveria ser controlado pelos descendentes dos antigos nativos, não é mesmo?  

Por que só agora há tanto interesse em tomar de volta JUSTAMENTE AS TERRAS que abrigam projetos de desenvolvimento, as AGRICULTÁVEIS E, PRINCIPALMENTE, AS QUE JÁ SÃO PLENAMENTE RENTÁVEIS E ABASTECEM OS HABITANTES DE TODA  A TERRA TUPINIQUIM E AINDA SOBRA PARA A EXPORTAÇÃO ???  

Há sinceridade nisso?  Porque se o movimento é puro, comecemos devolvendo COPACABANA, LEBLON, IPANEMA (aliás topônimo bem indígena...).  E porque não outros, como o Largo da CARIOCA, o MARACANÃ, JACAREPAGUÁ...  E NICTHEROY, “dada” em 1567 (“devolvida”, seria mais adequado...) aos  TEMIMINÓS,   devido às suas ações heroicas, sob as ordens de Ararigbóia, no auxílio aos portugueses durante a expulsão dos franceses do Rio de Janeiro.  Foi o que nos ensinaram desde a Escola Pública  4-13 “Rosa da Fonseca”, na Vila Militar, Rio de Janeiro, nos idos de 1946.  A verdade foi um tanto deturpada.  Estes índios haviam sido expulsos pelos franceses da Ilha (depois chamada) do Governador e tinham refluído para o Espírito Santo.  Mas isso é outra história...

O certo é que a hoje Niterói foi, pois, DUPLAMENTE DOS ÍNDIOS !!!!  
Já tinha sido desde tempos imemoriais e foi outorgada legalmente por Estácio de Sá aos nativos, em 1567. Portanto,  DEVOLUÇÃO, JÁ !

Chega de cinismo e  de oportunismo barato ( força de expressão; tem saído até MUITO CARO para os brasileiros a ação deste bando de sofistas inconsequentes!)!
Não mais “Raposas do Sol” e outras explorações mais !   Chega de trasladar selvícolas ( já bastante aculturados, até!...) de um ponto a outro, para perturbar a paz da sociedade e o desenvolvimento nacional e servir a causas inconfessáveis.  
No Paraná, chegam até a “importar” índios paraguaios para fazer ocupações de “áreas indígenas”!...
ACORDA  BRASIL !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário