quarta-feira, dezembro 09, 2015

O casamento entre o PT e PMDB acabou. E a esquerda com isto?

O Vice-presidente Michel Temer mandou uma carta para Dilma. E nela, muito embora toda a educação e elegância, percebe-se um monte de rancor:
(Dilma)... Sempre tive ciência da absoluta desconfiança da senhora e do seu entorno em relação a mim e ao PMDB. Desconfiança incompatível com o que fizemos para manter o apoio pessoal e partidário ao seu governo.
Para Temer, o PT pagou com traição àquele que lhe deu a mão - uma mão que eu, particularmente, acho que não deveria ter sido aceita. O fato é que a carta que o Michel Temer mandou pra a Dilma mostra que
  • O PMDB rompeu com o PT
  • A Dilma é uma péssima estrategista e
  • mais do que nunca o livro O 18 Brumário de Luís Bonaparte, escrito por Marx, é atualizadíssimo e sua leitura é urgentemente necessária. É neste livro que Marx fala que nenhum partido socialista deve assumir o aparato político-econômico existente, mas desmanchá-lo.
O casamento da Dilma com o Temer é tipo casamento de religiosos onde um não suporta o outro, mas vivem juntos porque pior que viver sem se suportar é ir pra o inferno - como se viver sem se suportar já não fosse um inferno...
Quando se junta é meu bem; quando se separa, meus bens. No caso da política os bens são as delícias do poder.
Mais uma derrota para a esquerda. E esta derrota, que não cansamos de repetir, não vai entrar no rol das grandes derrotas que tivemos e que, merecidamente, entrou no livro "Em defesa das causas perdidas", escrito por Slavoj Zizek. É uma causa perdida tão estúpida que chega a dar vergonha.
Precisamos fortalecer a esquerda neste país. Uma esquerda hegemônica que não dependa do objeto que nega; e como disse o camarada Antonio Gramsci
Instrui-vos, porque teremos necessidade de toda vossa inteligência; Agitai-vos, porque teremos necessidade de todo vosso entusiasmo. Organizai-vos, porque teremos necessidade de toda vossa força.
Novas coisas precisam surgir no horizonte para a esquerda, pois como se diz em linguagem universal: the PT is down!



Nenhum comentário:

Postar um comentário