quarta-feira, março 16, 2016

Quando quem era esperança também não serve: Aécio Neves é citado - novamente! - em delação premiada

O senador Delcídio do Amaral (PT-MS) afirmou em acordo de delação premiada que o atual senador Aécio Neves (PSDB-MG) foi beneficiário de um "grande esquema de corrupção" na estatal Furnas.
Esse esquema, segundo Delcídio, era operacionalizado por Dimas Toledo, ex-diretor de engenharia de Furnas, e que teria “vínculo muito forte” com Aécio.
Aps ser citado em delao de Delcdio Acio Neves deve ser investigado pela Lava Jato
"Questionado ao depoente quem teria recebido valores de Furnas, o depoente diz se que não sabe precisar, mas sabe que Dimas operacionalizava pagamentos e um dos beneficiários dos valores ilícitos sem dúvida foi Aécio Neves, assim como também o PP, através de José Janene; que também o próprio PT recebeu valores", diz o texto da delação premiada.
O acordo entre Delcídio e a Procuradoria-Geral da República (PGR) foi homologado nesta terça-feira (15) pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki.

Banco Rural

No acordo de delação premiada, Delcídio do Amaral afirmou que os dados fornecidos pelo extinto Banco Rural à CPI dos Correios atingiriam o senador Aécio Neves “em cheio” se não tivessem sido “maquiados” pela instituição financeira.
Em seu depoimento, Delcídio disse que, quando a CPI dos Correios autorizou a quebra de sigilo de pessoas e empresas, entre elas o Banco Rural, surgiu “certo incômodo” por parte do PSDB, incluindo o então governador Aécio Neves.
Ainda segundo Delcídio, Aécio enviou emissários à CPI para que o prazo de entrega das quebras de sigilo fosse “delongado”, sob a justificativa de que não haveria tempo hábil para preparar as respostas à comissão.
[Delcídio disse] que, "foi com surpresa que percebeu, ao receber as respostas, que o tempo fora utilizado para maquiar os dados que recebera do Banco Rural; […] Que os dados atingiriam em cheio as pessoas de Aécio Neves e Clésio Andrade, governador e vice-governador de Minas Gerais”, diz o documento do Ministério Público Federal.

Após ser citado em delação de Delcídio, Aécio Neves deve ser investigado pela Lava Jato

O senador e presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, deve ser investigado formalmente pela Lava Jato após a delação premiada de Delcídio do Amaral citar o tucano em um esquema de propina.
O caso ainda será avaliado pelos procuradores do grupo de trabalho da operação na PGR (Procuradoria-Geral da República), mas segundo a Folha de S. Paulo, a abertura de inquérito deve realmente acontecer.
Em sua delação, Delcídio disse que Aécio recebeu propina de Furnas e também estaria envolvido em um caso na CPI do Correios, no qual ele teria atrasado o envio de dados do Banco Rural para fazer uma "maquiagem"nas informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário