domingo, novembro 13, 2016

Polícia Federal investiga se Odebrecht reformou piscina para Lula

A suspeita é que a piscina seja a do Alvorada mas, oficialmente, a PF diz não ter elementos para apontar o local da obra.


Da Redação

DA REDAÇÃO


Polícia Federal investiga suspeitas de que a Odebrecht fez uma reforma na piscina do Palácio da Alvorada durante o segundo mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sem ter contrato com o governo e sem que a obra tivesse registro público.
De acordo com a Folha de São Paulo, indícios de que isso ocorreu foram encontrados após análise de mensagens trocadas em 2008 pelo então presidente da empresa, Marcelo Odebrecht, com outros executivos investigados por causa de seu envolvimento com o esquema de corrupção revelado pela Operação Lava Jato.
A suspeita é que a piscina seja a do Alvorada mas, oficialmente, a PF diz não ter elementos para apontar o local da obra. Funcionários da Presidência da República e pessoas ligadas à Odebrecht confirmaram à Folha que a empreiteira fez a obra sem ter contrato. Relatórios da Presidência, aos quais a reportagem teve acesso, confirmam a “colocação de piso de pedra em volta da piscina” do Alvorada em 2008.
De acordo com a legislação, obras e serviços de pequeno porte como essa podem ser realizadas por empresas contratadas por convite ou outras modalidades simplificadas de licitação pública, mas não podem ser realizadas sem contrato.
A investigação pode reforçar as acusações da Lava Jato contra o ex-presidente. O petista responde a três inquéritos, que investigam favores e pagamentos que ele recebeu de empreiteiras como a Odebrecht após deixar o governo. A confirmação das suspeitas seria uma evidência de que o ex-presidente recebeu favores também no exercício do mandato, quando os negócios das empreiteiras receberam impulso do governo no Brasil e no exterior.
A assessoria do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva foi procurada pela reportagem da Folha, mas não se manifestou sobre a suspeita de que a empreiteira Odebrecht teria reformado a piscina do Palácio do Alvorada. A assessoria da empreiteira, uma das principais envolvidas na Operação Lava Jato, também não quis comentar o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário