segunda-feira, setembro 30, 2013

As histórias se repetem

A história é cíclica. Fatos, acontecimentos têm se repetido em menor ou maior escala ao longo do ciclo dos povos e nações. A meu ver, a grande preocupação é como ressurge uma sociedade, como se evitam, se solucionam os problemas advindos, com o menor efeito colateral possível. 

Vejam este discurso de Cícero*, na Tribuna romana em 42 A.C. Alguém arriscaria dizer que sua aflição quanto aos traidores do Estado romano não foi a mesma que nos aflige hoje? O resultado posterior da decadência da sociedade romana nós conhecemos. 

Para nossa reflexão...

"Uma nação pode sobreviver aos idiotas e até aos gananciosos, mas não pode sobreviver à traição gerada dentro de si mesma. Um inimigo exterior não é tão perigoso, porque é conhecido e carrega suas bandeiras abertamente. Mas o traidor se move livremente dentro do governo, seus melífluos sussurros são ouvidos entre todos e ecoam no próprio vestíbulo do Estado. E esse traidor não parece ser um traidor; ele fala com familiaridade a suas vítimas, usa sua face e suas roupas e apela aos sentimentos que se alojam no coração de todas as pessoas. Ele arruína as raízes da sociedade; ele trabalha em segredo e oculto na noite para demolir as fundações da nação; ele infecta o corpo político a tal ponto que este sucumbe". 

(Discurso de Cícero, tribuno romano, 42 a.C.)

* Marco Túlio Cícero, em latim Marcus Tullius Cicero, foi um filósofo, orador, escritor, advogado e político romano. Cícero é normalmente visto como sendo uma das mentes mais versáteis da Roma antiga. Wikipédia

__________
"Vem pra rua Brasil!!! Mas lembre-se que também não adianta ser um leão nas ruas e um burro nas urnas"
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Nenhum comentário:

Postar um comentário