terça-feira, fevereiro 24, 2015

Pancadaria no ato de defesa da Petrobras. Lula não vai se expor temendo hostilidade de manifestantes


abi-lula2
Como já era esperado, o clima ficou tenso na frente da prédio-sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no centro do Rio de Janeiro, onde desde as 18 horas desta terça-feira (24) está ocorrendo um ato em defesa da Petrobras. A manifestação, que deve ter a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), já conta com a participação de aproximadamente 200 pessoas, que estão concentradas na frente do imóvel.
Ao que tudo indica, Lula não será exposto ao público e deve utilizar um esquema de segurança para ir direto ao auditório, onde o ambiente é controlado e conta apenas com a presença de simpatizantes.
Alguns manifestantes vestindo camisas do PT e da Central Única dos Trabalhadores (CUT) entraram em confronto com pessoas que passavam pela rua e se manifestaram a favor do impeachment da presidente da República, Dilma Rousseff (PT).
Seguranças do próprio evento contiveram os manifestantes, mas não conseguiram impedir que alguns deles agredissem um homem que defendeu o impeachment. Após o início da agressão, ele correu em direção a um carro da PM e a briga foi encerrada.
Um grupo foi selecionado pela organização do evento para conter as manifestações contra o PT, A maioria usando camisetas da Central Única dos Trabalhadores (CUT), repeliram com violência outro grupo de ativistas, que chegaram com cartazes cobrando investigações na estatal
Os manifestantes que gritavam slogans contra o governo foram empurrados com violência para o meio da Rua Araújo Porto Alegre e tiveram faixas e cartazes rasgados pelos sindicalistas. Por causa da confusão, a rua ficou parcialmente interditada, causando um grande engarrafamento no local.
A manifestação acontece na rua, mas a expectativa é que a participação do ex-presidente Lula só ocorra no auditório da ABI mais tarde. Além dele, são esperados o líder do Movimento dos Sem-Terra (MST) João Pedro Stédile e da filósofa e fundadora do PT Marilena Chauí.
Os manifestantes carregam faixas com dizeres como “Para defender a Petrobras é preciso Constituinte” e “Defender a Petrobras é defender o Brasil”. Os cartazes são assinados pela Federação Única dos Petroleiros e pela CUT.
Um grupo contrário ao PT que promove um panelaço em frente à sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no centro do Rio, entrou em confronto com os participantes do evento, que têm prevista a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula a Silva.
defe
Já ocorreram ofensas, trocas de socos e pontapés entre os manifestantes e pelo menos três brigas foram registradas. A previsão de que o clima fique ainda mais tenso obrigou Polícia Militar a acionar Batalhão de Choque.
@muylaerte

Nenhum comentário:

Postar um comentário