segunda-feira, dezembro 21, 2015

Ave, Crise! A imperadora das mudanças!

É interessante notar que muitos empreendedores, em momentos conturbados na empresa, possuem um instinto inicial de “abafar” ou esconder os problemas o máximo possível, com o intuito de manter o seu time/colaboradores tranquilos. Eu diria que essa postura também é costumeira para os problemas pessoais, quando o indivíduo, em sua vida, deixa de enfrentar suas dificuldades.
Ave Crise A imperadora das mudanas
Neste texto, foco na questão organizacional, mas, sem dúvidas, em ambos os casos, o melhor é reconhecer a crise e usá-la em sua vantagem.

Uma crise pode ser vantajosa? Sim. E muito.

Mudanças em uma organização são difíceis de serem implementadas, porém, um momento de crise é perfeito para ajustar aquilo com o qual você já está insatisfeito há um tempo. O momento conturbado cria o cenário e o contexto ideais para novos horizontes.
Talvez você esteja no meio de uma crise financeira, provocada por um ambiente hostil para investimento. Talvez você esteja vivendo um tumulto na sua gestão. Talvez você tenha perdido seu maior cliente. Talvez você esteja sendo massacrado por uma notícia falsa na imprensa. Não importa muito a causa da sua crise, mas todas são possíveis de resolver com alguma mudança.
Já vi uma empresa, cliente do meu escritório, reagir a uma crise financeira fazendo mudanças importantes e já atrasadas (ou seja, já deveriam ter sido feitas) em seu modelo de negócios e organização. A crise para ela acabou e a empresa emergiu e cresceu com bem mais força que antes.
Já vi um empreendedor reagir à perda de vários membros importantes da sua equipe com uma grande virada na empresa, modificando o roadmap (como o nome sugere, é uma espécie de mapa, uma poderosa ferramenta visual e descritiva que apontará como será o produto ou projeto a cada período de sua evolução do produto) e operando com um time bem mais enxuto, com menos colaboradores. Resultado: A companhia se recuperou da perda de seus colaboradores-chave, lançou um novo produto muito bem sucedido e entrou num caminho de lucros extraordinários.
A verdade é que existem diversas histórias verídicas como essas narradas e o elemento em comum entre elas é que em todas o empreendedor implementou fantásticas alterações, influenciado pelo ambiente de “levantar a poeira” gerado pela crise.

Não se engane: uma crise é muito incômoda, mas nos traz clareza e foco.

É algo como: você leva um baita soco do já histórico Mike Tyson, você se levanta e cuida do seu negócio, levando-o adiante.
Assim, caso você esteja no “olho do furacão”, ou seja, no meio de uma crise com sua empresa nesse momento, pense em usá-la como oportunidade para fazer algumas mudanças e melhorar o seu empreendimento.

Esse é o momento ideal.

Inspiração: avc. Com(texto em inglês)

Nenhum comentário:

Postar um comentário